Sunday, February 05, 2006

O peso de ser diferente

Ser diferente não é fácil pra ninguém. O diferente normalmente é discriminado pela maioria. Nem pense que é preciso ser muito diferente pra ser diferente, basta destoar um pouco de um padrão médio vigente. Nem vá pensar, também, que essa diferença seja sempre um aspecto negativo do indivíduo, muitas vezes, até um aspecto positivo é o que torna o indivíduo diferente e, por isso, discriminado.

É bem complicada essa coisa de destoar dos grupos, de não estar de acordo com a média. Eu, por exemplo, no meu estado, estou de acordo com a estatura média, tenho 1,80, mas não sou alto para os padrões do meu estado; quem sabe em outros estados da federação eu não seria discriminado pela altura? Tenho cabelos e olhos claros, duas características bem comuns no meu estado, tenho educação superior, novamente uma característica não notável por aqui - nosso estado tem o menor índice de analfabetismo do Brasil.

Espero ainda viver muitos anos, porque também temos a maior expectativa de vida do país. Mas, veja como a soma dessas características não batem com as características nacionais. Pode não parecer, mas isso acaba sendo um problema, principalmente quando há uma disputa entre grupos rivais de estados diferentes. Há sempre um tendência de se estabelecer uma união não declarada de dois grupos: nós - os que temos as características comuns no país - e "eles", os diferentes.

No comments: